Gestão de Caudais Indevidos

O Compromisso

Apoiar e capacitar as entidades gestoras de sistemas de recolha e tratamento de águas residuais na implementação de um programa de Gestão de Caudais Indevidos (GCI), na perspetiva de melhorar a eficiência e operacionalidade do sistema sob sua gestão, garantindo que os recursos disponíveis são utilizados de modo otimizado para a prestação de um serviço de boa qualidade.

Estratégia de Atuação

A implementação de um programa de GCI baseia-se na adoção de abordagens consolidadas na AQUAPOR|LUSÁGUA e em ferramentas de análise desenvolvidas para o efeito, que possibilitam a quantificação de caudais excedentários, a definição de uma estratégia de atuação e a implementação de medidas conducentes à minimização dos mesmos

Gestão de Caudais Indevidos

A GCI é suportada numa metodologia de controlo, medição e monitorização das condições de funcionamento dos sistemas, garantindo-se a identificação da origem dos caudais indevidos, dos pontos críticos do sistema e um diagnóstico do seu funcionamento, tendo em vista o planeamento e realização das ações que conduzirão à resolução das anomalias identificadas.

A nossa Abordagem ao Problema

Propomos uma abordagem diferenciadora e integrada de Gestão de Caudais Indevidos

 

  • Caracterização física e operacional do sistema;
  • Sistema de avaliação de desempenho;
  • Monitorização das condições de funcionamento;
  • Quantificação de caudais indevidos;
  • Identificação de bacias críticas;
  • Campanhas de inspeção e caracterização;
  • Ensaios de deteção de anomalias;
  • Localização das origens de caudais indevidos;
  • Modelação matemática;
  • Análise de custo-benefício e definição de prioridades;
  • Definição de ações corretivas;
  • Intervenção física e operacional;

Processo de Implementação

Implementação de medidas conducentes à minimização dos mesmos

 

  • Planeamento das atividades com o cliente;
  • Seleção das equipas de trabalho;
  • Disponibilização de modelos de apoio;
  • Implementação das atividades;
  • Acompanhamento do trabalho realizado;
  • Identificação de oportunidades de melhoria.

Benefícios para os nossos Clientes

Implementação de medidas conducentes à minimização dos mesmos

 

  • Planeamento das atividades com o cliente;
  • Seleção das equipas de trabalho;
  • Disponibilização de modelos de apoio;
  • Implementação das atividades;
  • Acompanhamento do trabalho realizado;
  • Identificação de oportunidades de melhoria.

Anexos Complementares

Gestor de Produto Sara Carriço | scarrico@aquaporservicos.pt

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