Covid-19. Vacinação aos trabalhadores da Luságua na Madeira.

Na passada quinta-feira, a equipa da Luságua, Serviços Ambientais, S.A. prestadora de serviços na área do tratamento de águas residuais que atua na Ilha da Madeira recebeu a primeira dose da vacina da AstraZeneca. O mesmo aconteceu com as equipas da Águas e Resíduos...

Luságua, de Cidade em Cidade. Instalação de Caudalimetro, Cascais.

Em parceria com as Águas de Cascais, a equipa de manutenção da Luságua substituiu as tubagens antigas e instalou um Caudalimetro Eletromagnético novo.  O nosso Caudalímetro Eletromagnético permite mediar com alta precisão o volume e velocidade do fluxo das águas...

Um ano ambicioso para o laboratório da Luságua.

O laboratório da Luságua já garantiu para este ano a renovação da adjudicação dos contratos com a Ambisousa, Município do Bombarral e Águas de Santarém.  E ganhámos pela primeira vez, a prestação de serviços de controlo analítico da água de consumo do Município de...

Luságua, de cidade em cidade. Reabilitação de Condutas em Braga.

Em Novembro na Rua Cruz de Pedra, em Maximinos, sob a Prestação de Serviços de Operação e Manutenção da AGERE – Braga, que se realizou uma Reabilitação de Condutas sem a necessidade de abertura de vala, recorrendo ao método CIPP por cura UV. Recorreu-se a esta...

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

No passado mês o Município de Caminha, em parceria com a Luságua, assinalou a semana europeia da prevenção de resíduos, na semana de 21 a 29 de novembro. Foram desenvolvidas ações de sensibilização para a comunidade escolar do 1º e 2ª ciclo, tendo sido disponibilizada...

“LIXO NO LIXO, RECICLÁVEIS NO ECOPONTO”

A campanha “Lixo no lixo, Recicláveis no Ecoponto” foi o mote de uma campanha desenvolvida pela Luságua nos municípios de Estarreja e Águeda, em parceria com as autarquias, no passado mês de Julho. A Luságua realizou um conjunto de ações junto das populações de...

Gestão de Caudais Indevidos

O Compromisso

Apoiar e capacitar as entidades gestoras de sistemas de recolha e tratamento de águas residuais na implementação de um programa de Gestão de Caudais Indevidos (GCI), na perspetiva de melhorar a eficiência e operacionalidade do sistema sob sua gestão, garantindo que os recursos disponíveis são utilizados de modo otimizado para a prestação de um serviço de boa qualidade.

Estratégia de Atuação

A implementação de um programa de GCI baseia-se na adoção de abordagens consolidadas na AQUAPOR|LUSÁGUA e em ferramentas de análise desenvolvidas para o efeito, que possibilitam a quantificação de caudais excedentários, a definição de uma estratégia de atuação e a implementação de medidas conducentes à minimização dos mesmos

Gestão de Caudais Indevidos

A GCI é suportada numa metodologia de controlo, medição e monitorização das condições de funcionamento dos sistemas, garantindo-se a identificação da origem dos caudais indevidos, dos pontos críticos do sistema e um diagnóstico do seu funcionamento, tendo em vista o planeamento e realização das ações que conduzirão à resolução das anomalias identificadas.

A nossa Abordagem ao Problema

Propomos uma abordagem diferenciadora e integrada de Gestão de Caudais Indevidos

 

  • Caracterização física e operacional do sistema;
  • Sistema de avaliação de desempenho;
  • Monitorização das condições de funcionamento;
  • Quantificação de caudais indevidos;
  • Identificação de bacias críticas;
  • Campanhas de inspeção e caracterização;
  • Ensaios de deteção de anomalias;
  • Localização das origens de caudais indevidos;
  • Modelação matemática;
  • Análise de custo-benefício e definição de prioridades;
  • Definição de ações corretivas;
  • Intervenção física e operacional;

Processo de Implementação

Implementação de medidas conducentes à minimização dos mesmos

 

  • Planeamento das atividades com o cliente;
  • Seleção das equipas de trabalho;
  • Disponibilização de modelos de apoio;
  • Implementação das atividades;
  • Acompanhamento do trabalho realizado;
  • Identificação de oportunidades de melhoria.

Benefícios para os nossos Clientes

Implementação de medidas conducentes à minimização dos mesmos

 

  • Planeamento das atividades com o cliente;
  • Seleção das equipas de trabalho;
  • Disponibilização de modelos de apoio;
  • Implementação das atividades;
  • Acompanhamento do trabalho realizado;
  • Identificação de oportunidades de melhoria.

Anexos Complementares

Gestor de Produto Sara Carriço | scarrico@aquaporservicos.pt

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