Luságua, de cidade em cidade. Reabilitação de Condutas em Braga.

Em Novembro na Rua Cruz de Pedra, em Maximinos, sob a Prestação de Serviços de Operação e Manutenção da AGERE – Braga, que se realizou uma Reabilitação de Condutas sem a necessidade de abertura de vala, recorrendo ao método CIPP por cura UV. Recorreu-se a esta...

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

No passado mês o Município de Caminha, em parceria com a Luságua, assinalou a semana europeia da prevenção de resíduos, na semana de 21 a 29 de novembro. Foram desenvolvidas ações de sensibilização para a comunidade escolar do 1º e 2ª ciclo, tendo sido disponibilizada...

“LIXO NO LIXO, RECICLÁVEIS NO ECOPONTO”

A campanha “Lixo no lixo, Recicláveis no Ecoponto” foi o mote de uma campanha desenvolvida pela Luságua nos municípios de Estarreja e Águeda, em parceria com as autarquias, no passado mês de Julho. A Luságua realizou um conjunto de ações junto das populações de...

Remoção de Lamas Lagoa da ETAR de Cabreiros – AGERE

No inicio do mês de Junho arrancou-se no contrato AGERE com os trabalhos de remoção de lamas provenientes das lagoas de tratamento da ETAR de Cabreiros,  com recurso à unidade móvel de desidratação MDS 313S. Os trabalhos decorrem de acordo com as expectativas e...

Grupo Aquapor em destaque no Primeiro Jornal SIC

O Grupo Aquapor, tem o compromisso de garantir às populações a excelência dos serviços ambientais que presta. Atividades estas que não podem parar, muito mesmo em tempo de pandemia! Para assegurar a segurança dos nossos colaboradores que estão na linha da frente...

Projectos Inovadores

A participação em projetos de vanguarda é um dos pontos fulcrais da estratégia de inovação da LUSÁGUA. Nesse sentido, disponibilizamos recursos e pessoal apoiando instituições nacionais e participando no desenvolvimento de projetos de cariz inovador, no âmbito da atividade de proteção ambiental e gestão de recursos.

Objetivos do Projeto

O Projeto FOG Digest pretende efetuar um ensaio à escala industrial, demonstrador da viabilidade técnica e económica de um reator de digestão anaeróbia, com caraterísticas inovadoras.

E o IASB, no tratamento de efluentes industriais com elevadas concentrações de gorduras, sobretudo, ácidos gordos voláteis de cadeia longa, transformando o que é, num sistema de digestão convencional, um problema operacional, numa mais valia para a produção de biogás – as gorduras.

Objetivos do Projeto

Num contexto de economia circular, pretende-se com o ensaio demonstrar a potenciação da capacidade de produção de biogás, a partir de um efluente rico em gorduras, quantificando o valor económico do mesmo, assim como a viabilidade do investimento, face a que são, usualmente, os custos de exploração e condução a destino final dos subprodutos do tratamento destes efluentes.

O ensaio em si, pretende responder a 3 questões de caráter operacional, as quais se identificaram cruciais em ensaios realizados anteriormente com a instalação piloto.

Consórcio Promotor

O consórcio promotor é constituído pela Luságua e pela Universidade do Minho – centro de IDI responsável pelo desenvolvimento científico da tecnologia – em parceria com a Beira Lamego, unidade industrial de abate de gado (suíno) e processamento de carne, onde Luságua é responsável pela exploração da instalações de tratamento de efluentes.

Projetos Cofinanciados

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Projetos cofinanciados por Compete 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

 


 

Instituição de referência na concessão de incentivos à promoção da competitividade e da internacionalização, promovendo a consolidação.

 


 

Trata-se do ACORDO DE PARCERIA adotado entre Portugal e a Comissão, que reúne a atuação dos cinco Fundos Europeus Estruturais e de Investimento

 


 

O FEDER tem por objetivo fortalecer a coesão económica e social na União Europeia colmatando os desequilíbrios entre as regiões.

 

Ensaios Realizados

3 questões de caráter operacional, cruciais em ensaios realizados anteriormente com a instalação piloto

Adução de Afluente

Adaptação do processo de tratamento a arranque em condições de intermitência de adução de afluente.

Qualidade do Biogás

Caracterização da qualidade e volume do biogás produzido e respetiva correlação com o regime de operação da unidade.

Monitorização

Protocolo de monitorização dos parâmetros críticos de operação. Afinação e maximização da produção de biogás.

O Projeto

Designação do projeto – FOGdigest – Ativação da unidade piloto de reator IASB;

Entidade beneficiária – LUSÁGUA – SERVIÇOS AMBIENTAIS, S.A. / Universidade do Minho;

Objetivo principal – Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação;

Código do projeto – POCI-01-0247-FEDER-017679;

Região de intervenção – Norte.

Data da aprovação – 30-08-2016

Data de início – 01-12-2016

Data de conclusão – 24-05-2018

Custo total elegível – 285 308,75 EUR

Apoio financeiro da União Europeia – FEDER 157 690,78

Fases do Projeto

  • Caracterização do Afluente;
  • Adaptação da Unidade Piloto;
  • Ensaio piloto e Afinação do Protocolo de Ensaio;
  • Desseminação dos Resultados.

Universidade do Minho – Produção e aplicação de adsorventes alternativos para a remoção de fármacos de efluentes urbanos e industriais”

Entre em Contato

Fale connosco, ligue já 217 928 670

Envie-nos Um Email

Entre em contato via Email geral@lusagua.pt