Política de Gestão Integrada Qualidade, Ambiente e Segurança

Implementar serviços de recolha de resíduos de qualidade, com recurso a processos e metodologias inovadoras,

que contribuam para o cumprimento das metas do setor dos resíduos.

A LUSÁGUA – Serviços Ambientais, S.A

A Luságua – Serviços Ambientais, S.A. é uma sociedade anónima constituída em 9 de junho de 2006, mas desde 1987, através da então LUSÁGUA – Gestão de Águas, S.A., é um dos principais players do mercado das prestações de serviços de Gestão e Exploração de sistemas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, trabalhando diretamente com entidades públicas e entidades industriais.

A Nossa Atividade

Para consolidar a sua posição no mercado, a LUSÁGUA especializou-se para além dos seus serviços na área do Gestão do Ciclo Urbano da Água e estendeu a sua atividade à área de Gestão Integrada de Resíduos e de Gestão de Recursos Energéticos, permitindo assim oferecer um leque vasto de soluções ambientais aos seus Clientes.

A criação de valor na LUSÁGUA relaciona-se com as operações que deve executar para assegurar o serviço objeto da sua atividade principal. Essenciais neste processo são as atividades de apoio e primárias para realização do serviço. O desempenho destas atividades cria valor e, por consequência, retorno dos investimentos

Cadeia de Valor

A cadeia de valor representa um modelo de análise da diferenciação do serviço pelo lado da oferta e da procura, e a sua redefinição permite atingir outro foco.

  • Consolidação da posição de desenvolvimento sustentável
  • Capacidade de fornecer serviços integrados
  • Reforçar o esforço de I & D & I com a partilha de conhecimento
  • Beneficiar do conhecimento, de operar em todos os ciclos de água e resíduos
  • Sinergias comerciais em toda a cadeia de valor

Compromisso

Neste sentido, considera fundamental integrar as vertentes da gestão da qualidade, ambiente, segurança e saúde numa gestão global, que facilite a prossecução do objetivo de um desenvolvimento sustentável ao nível económico, financeiro, técnico, social e ambiental.

De igual modo, assumimos o compromisso para o cumprimento da legislação aplicável à nossa atividade, bem como todos os outros requisitos assumidos, nomeadamente normativos e contratuais.

Service Blueprint

Nas nossas prestações de serviço temos sempre como foco os três elementos que afetam diretamente o “Service Blueprint”: os Clientes, a experiência e, por fim, a operação do serviço através dos colaboradores.

Clientes - No centro das nossas atenções

  • Garantir um leque diverso de produtos e serviços que correspondam às necessidades reais do mercado, através do contínuo fomento na formação, investigação e investimento;
  • Estabelecer relacionamentos individuais com cada Cliente, através da compreensão das suas necessidades e do desenvolvimento de soluções personalizadas;
  • Melhorar continuamente os níveis de qualidade dos serviços prestados ao Cliente, assegurando simultaneamente a sua sustentabilidade económica;
  • Prestar assistência constante ao Cliente, apoiando-o na gestão e promovendo o planeamento e concretizando os investimentos necessários;
  • Apresentar soluções que extrapolem as expectativas do Clientes e que se traduzam em evidentes vantagens para o Cliente, mesmo que as propostas apresentadas não se enquadrem no âmbito direto da prestação se serviços;
  • Promover a comunicação interna da Empresa e com os Clientes, Consumidores e Fornecedores, como meio de melhorar a eficiência das atividades desenvolvidas;
  • Divulgar a Política da Qualidade, Ambiente e Segurança a todos os Colaboradores e disponibilizá-la a Clientes, Consumidores, Fornecedores e Comunidade em geral.

Melhor ambiente, melhor qualidade de vida, melhor qualidade de serviço

  • Cumprir rigorosamente a legislação aplicável à sua atividade, bem como todos os outros requisitos assumidos, nomeadamente normativos e contratuais;

  • Proceder a ações que promovam a proteção do ambiente, nomeadamente a utilização eficiente de recursos, a minimização e gestão adequada de resíduos, e a prevenção da poluição;

  • Assumir a sensibilidade do meio envolvente e a necessidade de proteção dos recursos hídricos, orientando as suas atividades no sentido da minimização dos respetivos impactes, nomeadamente através do acompanhamento do progresso tecnológico e da aplicação de princípios de proteção do ambiente em todas as fases das suas atividades;

  • Definir objetivos e metas nestes domínios, enquadrados na estratégia da empresa, planear ações conducentes à sua concretização, medir e avaliar os resultados obtidos.

Recursos Humanos – Valorização, Qualificação e Competência

  • A LUSÁGUA, como empresa prestadora de serviços na área ambiental que é, está consciente que a sua mais valia são os recursos humanos que dispõe e da capacidade de estes responderem positivamente aos desafios com que são confrontados. Da capacidade de dominar os desenvolvimentos tecnológicos depende a própria sobrevivência da empresa assim como o seu crescimento. A política da empresa referente a recursos humanos apoia-se nos seguintes pontos:
  • Envolver todos os Colaboradores na melhoria contínua das suas atividades, fomentando uma orientação para o Cliente, na perspetiva do cumprimento dos seus requisitos e de outros requisitos legais;
  • Proporcionar aos Colaboradores um ambiente de trabalho seguro, que contribua para a prevenção de lesões e afeções da saúde;
  • Estabelecer objetivos de melhoria das condições de segurança e saúde no trabalho, num compromisso constante para a eliminação de perigos e redução de riscos;
  • Envolver e sensibilizar todos os Colaboradores para as questões associadas à Segurança e Saúde no trabalho, nomeadamente procedendo à sua consulta sobre os temas relacionados;
  • Envolver o Colaborador numa filosofia constante de formação, profissional e técnica, que permita uma resposta adequada, pessoal e da empresa, a novos desafios associados a novas tecnologias, bem como a motivação e a competência técnica necessárias ao desempenho das suas funções.

    Eco Friendly

    A LUSÁGUA assume-se como organização social e ambientalmente responsável. No seu compromisso de melhoria contínua das suas atividades, produtos e serviços, bem como do seu desempenho ambiental e de segurança de pessoas e bens, traduz as suas funções de criação de valor, satisfação de Clientes e Consumidores e contribuição para a qualidade de vida das populações.

    Cadeia de Valores

    • Consolidação da posição de desenvolvimento sustentável;
    • Capacidade de fornecer serviços integrados;
    • Reforçar o esforço de I & D & I com a partilha de conhecimento;
    • Beneficiar do conhecimento, de operar em todos os ciclos de água e resíduos;
    • Sinergias comerciais em toda a cadeia de valor.

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