Na passada quinta-feira, a equipa da Luságua, Serviços Ambientais, S.A. prestadora de serviços na área do tratamento de águas residuais que atua na Ilha da Madeira recebeu a primeira dose da vacina da AstraZeneca.
O mesmo aconteceu com as equipas da Águas e Resíduos da Madeira, da Empresa de Eletricidade da Madeira, agentes da Polícia Marítima, inspetores da ARAE e equipas de bombeiros pois como profissionais de serviços essenciais, a vacinação é de extrema importância. Daqui a 12 semanas será aplicada a segunda dose, sendo importante relembrar que continua a ser necessário manter os mesmos hábitos de proteção, como o uso de máscara ou distanciamento social.
Segundo a DGS toda a população portuguesa poderá ser vacinada, desde que seja elegível de acordo com as indicações clínicas aprovadas para cada vacina na União Europeia. Contudo, foram definidos grupos prioritários, por estarem mais vulneráveis à COVID-19. No desenvolvimento e aprovação das vacinas contra a COVID-19, tal como para qualquer outro medicamento, foi garantida a sua eficácia, segurança e qualidade, através de ensaios clínicos e de uma avaliação rigorosa por isso não há razões para inseguranças ou medos.
Para saber se é elegível para a vacinação nesta primeira fase, pode aceder ao simulador e inserir os dados solicitados, como o nome completo, a data de nascimento (dd/mm/aaaa) e o número de utente do SNS.