Notícias

Etar de Parada

Not%c3%adcia 25 parada

 

No passado dia 23 de fevereiro, decorreu, na Maia, um almoço de comemoração dos 25 Anos da ETAR de PARADA.

Gratos por fazer parte desta história, comemoramos esta união, com todos os colaboradores e responsáveis, homenageando especialmente os colaboradores com 25 anos, e os que ao longo destes anos contribuíram para traçar este caminho unidos pelo futuro de todos.

 

 

A ETAR de Parada representa um marco histórico, quer para os Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento da Maia, quer para a Luságua, Serviços Ambientais S.A. que presta serviços a esta entidade desde o arranque das instalações.

 

 

A ETAR apoia uma parte significativa da bacia hidrográfica do rio Leça, tratando os efluentes de cerca de 75% do Concelho da Maia e de uma grande parte da freguesia de S. Mamede Infesta, do Concelho de Matosinhos. Abrange um total de mais de 80000 habitantes, tratando um caudal médio de 18000 3/dia.

 

Tem integrada nas instalações uma estação de Compostagem, pioneira ao nível nacional. Na conceção e tecnologia que o sustenta, o equipamento mais avançado a nível mundial para o ano em que foi projetado. Na presente data, a Estação de Compostagem de Lamas, foi alvo de ampliações, tendo uma capacidade três vezes superior ao equipamento inicial, sendo dotada de novos e modernos equipamentos.