Politica QAS

 

POLÍTICA DE GESTÃO INTEGRADA QUALIDADE, AMBIENTE E SEGURANÇA:

 

A LUSÁGUA - Serviços Ambientais, S.A. é uma sociedade anónima constituída em 9 de Junho de 2006, mas desde 1987, através da então LUSÁGUA - Gestão de Águas, S.A., é um dos principais players do mercado das prestações de serviços de Gestão e Exploração de sistemas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, trabalhando diretamente com entidades públicas e  entidades industriais.

Para consolidar a sua posição no mercado, a LUSÁGUA especializou-se para além dos seus serviços na área do Gestão do Ciclo Urbano da Água e estendeu a sua atividade à área de Gestão Integrada de Resíduos e de Gestão de Recursos Energéticos, permitindo assim oferecer um leque vasto de soluções ambientais aos seus Clientes.

A criação de valor na LUSÁGUA relaciona-se com as operações que deve executar para assegurar o serviço objeto da sua atividade principal. Essenciais neste processo são as atividades de apoio e primárias para realização do serviço. O desempenho destas atividades cria valor e, por consequência, retorno dos investimentos.

A cadeia de valor representa um modelo de análise da diferenciação do serviço pelo lado da oferta e da procura, e a sua redefinição permite atingir outro foco.

  • Consolidação da posição de desenvolvimento sustentável
  • Capacidade de fornecer serviços integrados
  • Reforçar o esforço de I & D & I com a partilha de conhecimento
  • Beneficiar do conhecimento, de operar em todos os ciclos de água e resíduos
  • Sinergias comerciais em toda a cadeia de valor

 

Neste sentido, considera fundamental integrar as vertentes da gestão da qualidade, ambiente, segurança e saúde numa gestão global, que facilite a prossecução do objetivo de um desenvolvimento sustentável ao nível económico, financeiro, técnico, social e ambiental.

De igual modo, assumimos o compromisso para o cumprimento da legislação aplicável à nossa atividade, bem como todos os outros requisitos assumidos, nomeadamente normativos e contratuais.

 

A nossa Missão…

Através da experiência e conhecimentos adquiridos, desenvolver soluções e tecnologias que permitam a criação de valor para os Clientes e restantes stakeholders.

Procurar a inovação contínua nos processos, de modo a permitir responder com eficiência crescente aos desafios dos mercados.

Promover a sustentabilidade social, económica e ambiental.

 

A nossa VISÃO…

Ser e ser reconhecida como a empresa líder em soluções e tecnologias inovadoras no mercado da Água e Ambiente em Portugal.

 

Os nossos VALORES…

  • Comprometimento
  • Valorização humana
  • Melhoria contínua
  • Ciência e Inovação
  • Sustentabilidade

 

Nas nossas prestações de serviço temos sempre como foco os três elementos que afetam diretamente o “Service Blueprint”: os Clientes, a experiência e, por fim, a operação do serviço através dos colaboradores.

 

1 | Clientes - No centro das nossas atenções

Garantir um leque diverso de produtos e serviços que correspondam às necessidades reais do mercado, através do contínuo fomento na formação, investigação e investimento;

Estabelecer relacionamentos individuais com cada Cliente, através da compreensão das suas necessidades e do desenvolvimento de soluções personalizadas; 

Melhorar continuamente os níveis de qualidade dos serviços prestados ao Cliente, assegurando simultaneamente a sua sustentabilidade económica;

Prestar assistência constante ao Cliente, apoiando-o na gestão e promovendo o planeamento e concretizando os investimentos necessários;

Apresentar soluções que extrapolem as expectativas do Clientes e que se traduzam em evidentes vantagens para o Cliente, mesmo que as propostas apresentadas não se enquadrem no âmbito direto da prestação se serviços;

Promover a comunicação interna da Empresa e com os Clientes, Consumidores e Fornecedores, como meio de melhorar a eficiência das atividades desenvolvidas;

Divulgar a Política da Qualidade, Ambiente e Segurança a todos os Colaboradores e disponibilizá-la a Clientes, Consumidores, Fornecedores e Comunidade em geral.

 

2 | Melhor ambiente, melhor qualidade de vida, melhor qualidade de serviço

Cumprir rigorosamente a legislação aplicável à sua atividade, bem como todos os outros requisitos assumidos, nomeadamente normativos e contratuais;

Proceder a ações que promovam a utilização eficiente de recursos, a minimização e gestão adequada de resíduos e a prevenção da poluição e de riscos para a segurança de pessoas e bens;

Assumir a sensibilidade do meio envolvente e a necessidade de proteção dos recursos hídricos, orientando as suas atividades no sentido da minimização dos respetivos impactes, nomeadamente através do acompanhamento do progresso tecnológico e da aplicação de princípios de proteção do ambiente em todas as fases das suas atividades;

Definir objetivos e metas nestes domínios, enquadrados na estratégia da empresa, planear ações conducentes à sua concretização, medir e avaliar os resultados obtidos.

 

3 | Recursos Humanos – Valorização, Qualificação e Competência

A LUSÁGUA, como empresa prestadora de serviços na área ambiental que é, está consciente que a sua mais valia são os recursos humanos que dispõe e da capacidade de estes responderem positivamente aos desafios com que são confrontados. Da capacidade de dominar os desenvolvimentos tecnológicos depende a própria sobrevivência da empresa assim como o seu crescimento. A política da empresa referente a recursos humanos apoia-se nos seguintes pontos:

Envolver todos os Colaboradores na melhoria contínua das suas atividades, fomentando uma orientação para o Cliente, na perspetiva do cumprimento dos seus requisitos, bem como a adoção de boas práticas ao nível ambiental e de segurança;

Proporcionar aos Colaboradores o ambiente de trabalho, a motivação e a competência técnica necessários ao desempenho das suas funções, sensibilizando-os igualmente para as suas responsabilidades na proteção do ambiente e na segurança das atividades;

Envolver o Colaborador numa filosofia constante de formação, profissional e técnica, que permita uma resposta adequada, pessoal e da empresa, a novos desafios associados a novas tecnologias, assim como transmitir aos seus Colaboradores, o apoio da empresa a ações que tenham em vista este objetivo;

Envolver e sensibilizar todos os Colaboradores, assim como Clientes, para as questões associadas à Segurança, Saúde e Higiene no trabalho.

 

A LUSÁGUA assume-se como organização social e ambientalmente responsável. No seu compromisso de melhoria contínua das suas atividades, produtos e serviços, bem como do seu desempenho ambiental e de segurança de pessoas e bens, traduz as suas funções de criação de valor, satisfação de Clientes e Consumidores e contribuição para a qualidade de vida das populações.